A sexta-feira (30) poderá renovar o recorde anual de frio e ainda ser o dia mais gelado dos últimos 15 anos, segundo a Defesa Civil de São Carlos (SP). A previsão do tempo da Climatempo, que apontava ontem para 2°C na sexta foi revisada hoje para 1°C na data.
O recorde anterior de frio na cidade foi atingido no último dia 19, quando os termômetros marcaram 2,8°C. No dia seguinte, 20 de julho, a marca foi de 3,4°C, mas com a ocorrência de geada. A possibilidade de nova geada nesta sexta preocupa agricultores, que ainda não se recuperaram da última.
Fakes news
No embalo da onda de frio, muitas fake news sobre o evento meteorológico estão surgindo nas redes sociais. A queda brusca de temperatura poderá causar medições negativas na região Sul do país, entre -8°C e -10°C, segundo a empresa, mas nada tão gelado quanto os -15°C que aparecem em estimativas mais radicais e fora da realidade.
A empresa ainda desmentiu haver risco de neve no Estado do Rio de Janeiro, e que temperaturas negativas serão registradas em Porto Alegre ou recordes em São Paulo. Também é mentira que agências do Canadá e Estados Unidos alertaram sobre a onda de frio no país.
O que é verdade, segundo a Climatempo, é que a sensação térmica poderá chegar a -25°C no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas somente em áreas de grandes altitudes.