A prefeitura de Pirassununga decidiu voltar a obrigar o uso de máscaras em escolas públicas e privadas a partir de segunda-feira (30). O município vive uma alta de contaminações por Covid-19.
Segundo o decreto, foi registrado aumento de casos nas últimas semanas, principalmente entre crianças, jovens e profissionais da educação. Por isso, a máscara pode evitar que as contaminações continuem crescendo.
“Nesse momento em que a Covid tem impactado dentro das escolas, contaminado professores, e nossa preocupação é que não haja novamente um colapso na educação, por isso estamos retornando com a obrigação do uso de máscaras”, informou o secretário de governo Luiz Carlos Montagnero.
A obrigatoriedade vale para todas as unidades, públicas e particulares, do município. O uso é recomendado para crianças de 2 a 5 anos ou maiores de 5 com comprovada incapacidade de uso correto.
“Nós verificamos que nessa faixa etária pode haver uma incapacidade das crianças na utilização das máscaras, de maneira que agora nós fizemos uma readequação e, portanto, entre a faixa de 2 a 5 anos fica recomendado o uso. Quem deve avaliar a capacidade de a criança utilizar a máscara são seus pais”, explicou ele.
Cenário epidemiológico
Somente em maio foram confirmados 489 casos da doença, aumento de 715% em relação a abril, que teve 60. Em relação aos óbitos, foram 28 mortes nos últimos cinco meses.
O município soma 17.603 casos, sendo 293 mortes. Segundo o boletim de sexta-feira (28), uma pessoa está em internação e 179 estão em isolamento domiciliar.