Com sistema de baixa pressão e atuação de um cavado, todo o estado de São Paulo foi colocado em alerta para risco de tempestades neste domingo (10). A classificação foi feita pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e vale por dois dias, ou seja, até segunda-feira (11).
Neste momento, os solos paulistas estão mencionados em três alertas diferentes: dois amarelos, que indicam perigo potencial de chuvas intensas e perigo potencial de tempestade, e um laranja, que é para perigo de tempestade.
O que diferencia um do outro é o volume de chuva que pode cair e o potencial para causar estragos, dependendo da intensidade dos possíveis temporais. Entenda:
- Alerta laranja para perigo de tempestade – previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos e queda de granizo. Risco alto para estragos, alagamentos e descargas elétricas;
- Alerta amarelo para chuvas intensas – previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h. Baixo risco alto de corte de energia, alagamentos e queda de galhos de árvores;
- Alerta amarelo para tempestade – previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos e queda de granizo. Baixo risco alto de corte de energia, alagamentos e queda de galhos de árvores.
Na região central, para este domingo estão previstos 20 milímetros de chuva, e na segunda-feira (11) a previsão é de mais 35 mm.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
De acordo com meteorologistas da Climatempo, trata-se da formação de uma área de baixa pressão em alto-mar próximo ao litoral de São Paulo, junto da atuação de um grande cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera.
Essa condição se estende até a segunda-feira (11) e compreende toda a região Sudeste. Sendo assim, a situação é de perigo principalmente na capital paulista, baixada santista e região metropolitana do estado.
As condições para pancadas de chuva devem ser muito altas, sobretudo ao longo da manhã e durante a tarde, inclusive com potencial para temporal e chuva forte com raios e rajadas de vento. Há risco, também, de transtornos com alagamentos e enxurradas.