A prefeitura de Araras (SP) confirmou a primeira morte por dengue do ano. A vítima é uma mulher, de 49 anos, que faleceu no dia 26 de fevereiro. De acordo com a prefeitura, o resultado do exame que comprovou a causa do óbito saiu na terça (22).
Desde janeiro, a cidade soma 359 casos confirmados da doença e intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor, Aedes Aegypti. Segundo a prefeitura, estão sendo feitas orientações, busca ativa, bloqueios de quarteirões e nebulizações para evitar a proliferação do mosquito.
“Temos duas equipes responsáveis por este serviço na cidade: cada uma conta com seis técnicos, sendo dois batedores, dois bombas e dois cangas, auxiliares dos bombas. Com o aumento dos casos, estamos nebulizando diariamente a cidade. Porém, ainda encontramos muitos moradores que não abrem a porta para nós ou não estão em casa na hora da visita “, explicou a supervisora do setor de endemias, Alessandra Carvalho Teles.
Na quarta-feira, o Departamento de Controle de Endemias promoveu palestras de conscientização em empresas e escolas da rede particular para combater a dengue.
Mudanças
A Secretaria da Saúde efetuou mudanças nos boletins epidemiológicos da Covid-19 e da dengue, que agora passam a ser semanais. “O novo sistema de divulgação ocorre devido à diminuição dos casos da Covid e aumento substancial dos de dengue”, informou a pasta.