Com a piora nos indicadores da pandemia de Covid-19, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) decidiu restringir acesso ao campi e aplicar novas medidas restritivas a partir desta segunda-feira (29). As medidas seguem vigentes por tempo indeterminado, com reavaliação permanente com base no cenário pandêmico.
A proposta aprovada na sexta-feira (26) pelo Conselho Universitário (ConsUni) define que a entrada nos campi está autorizada apenas à comunidade universitária, entre elas docentes, técnico-administrativos, estudantes e prestadores de serviços terceirizados. A comunidade terá este acesso liberado mediante identificação entre 6h e 20h.
Fora deste horário e aos finais de semana, a entrada será permitida apenas a residentes da moradia estudantil e pessoas da comunidade atuantes em atividades essenciais, que estejam previamente autorizados pelas áreas. Os diretores de Centro e departamentos farão uma lista com os nomes.
Também ficou estabelecido o funcionamento de apenas um acesso ao campus de São Carlos, que será a portaria da área sul.
Pandemia “rejuvenesce” e lockdown é necessário, diz Fiocruz
Veja as novas restrições que estão valendo até 4 de abril em São Carlos
De acordo com a instituição, as novas restrições se fazem indispensáveis para assegurar a saúde e segurança da comunidade universitária, especialmente residentes no campus São Carlos e trabalhadores em atividades essenciais, bem como de toda a população, diante da ainda grande circulação de pessoas e eventuais aglomerações nas áreas externas para práticas de lazer e atividade física.
“Nosso compromisso é com a preservação da vida. Estamos no momento mais crítico da pandemia desde o seu início no Brasil, e é nosso dever enquanto universidade intensificar as ações para o seu enfrentamento, ações de fato eficazes, baseadas na Ciência, para garantir a segurança e a saúde da nossa comunidade e da população em geral, bem como dar o exemplo e ser fonte de inspiração para a sociedade como um todo”, disse a Rreitora Ana Beatriz de Oliveira.
A decisão inclui, também, a realização de campanha para orientar todas as pessoas sobre a obrigatoriedade e o correto uso de máscaras nas dependências da UFSCar, bem como informar a sociedade sobre as normas adotadas como medida necessária e eficaz para controlar a pandemia, além de sensibilizar o poder público para que ações semelhantes de isolamento social rígido sejam adotadas nos municípios onde a UFSCar está inserida, bem como em todo o País.