Um gesto simples de solidariedade que está fazendo a diferença nas noites geladas. Em São Carlos (SP), um comerciante decidiu criar o pit stop do café, para que motoboys da cidade possam se aquecer gratuitamente durante a frente fria.
Tudo começou após uma conversa de menos de 30 segundos. Paulo Freitas, dono de uma pizzaria drive-thru, precisou fazer uma entrega especial na terça-feira (27) e se deparou com outro motoboy em um semáforo na Rua Miguel João, momento em que decidiu perguntar como estava a preparação para o frio esperado nesta semana.
“Ele me respondeu com uma frase bem interessante: preparado psicologicamente, afinal de contas em casa tenho filhos que aguardam esse meu trabalho como maneira de sustentá-los.”, contou.
Foi nesse rápido bate-papo que ele começou a pensar no que poderia fazer para amenizar o frio e trazer um pouco de conforto aos trabalhadores nos próximos dias. E neste momento veio a ideia do pit stop do café.
“Eu, por sempre gostar de tomar café, pensei que seria legal ter uma simples maneira de servir um cafézinho para eles. Não ia resolver muita coisa, mas pelo menos naqueles próximos minutos um cafézinho quente nesse período tão gelado podia amenizar esse processo”, contou.
Na quarta-feira (28), com o coração quentinho e a vontade de tornar os dias menos difíceis, Paulo colocou em prática. Precisou de uma garrafa térmica maior, uma quantidade relevante de café e um banner. Em duas horas, tudo estava organizado.
Em seguida, ele gravou um vídeo convidando todos os motoboys a passarem pela Rua Miguel Petroni durante os dias frios para tomarem um café e compartilhou nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Na filmagem, ele também convida outros comerciantes a tomarem atitudes semelhantes.
“Isso poderia ser um incentivo também para outros comerciantes fazerem a mesma coisa em outros lugares da cidade, e com isso essa simples ideia poderia ganhar um pouquinho mais de força para conseguir atingir uma categoria maior possível de pit stops distribuindo por toda a cidade”, disse.
Valorizando o próximo
O comerciante comenta que essa é uma forma de agradecer pelo serviço prestados pelos profissionais e garante que a parada do café vai estar disponível nos próximos dias e que toda a categoria pode se servir.
“Para amenizar o frio que os guerreiros de duas rodas vão sofrer para garantir que a comida sempre chegue quentinha e com segurança. A gente depende de uma forma muito clara do serviço prestado por todos eles, e agora mais do que nunca”, finalizou.
O café está sendo distribuído na rua Miguel Petroni, 2.405, no Jardim Bandeirantes, no período noturno em que a pizzaria funciona. Nesta sexta-feira (30), graças a doações recebidas, também será servido chocolate quente. Interessados em doar também podem entrar em contato com o comerciante pelo telefone (16) o98812-5598.