A prefeitura de Descalvado abriu nesta quarta-feira (10) as inscrições para o programa de castração gratuita para cães e gatos. A previsão é de que a castração ocorra até dezembro deste ano.
Os tutores de cães e gatos (machos e fêmeas) devem comparecer pessoalmente à sede da SEAPA, localizada no centro da cidade – Rua José Rodrigues Penteado nº 27, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Devem ser apresentados: documento pessoal CPF ou RG, comprovante de endereço, o cartão municipal de saúde (original e xérox) e dados do cão ou gato (nome, peso e idade). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3583-3052.
O Programa de Castração Gratuita é uma iniciativa da administração municipal, por meio do Termo de Colaboração firmado entre Prefeitura, através da SEAPA, com a Associação de Médicos Veterinários e Zootecnistas de Descalvado (AMVZD). No ano passado, foram quase 1,5 mil animais atendidos.
Benefícios da castração
A castração é um método mundialmente reconhecido por ser seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos e muito indicado pelos médicos veterinários, por atuar na prevenção e redução de diversas doenças, além de reduzir as incidências de fugas, atropelamentos e traumas, intoxicações e maus tratos e, o risco de contrair doenças infecciosas.
- Redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a Raiva e a Leishmaniose;
- Redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas.
- Redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas como neoplasias e piometra (infecção no útero);
- Prevenção de doenças como pseudociese (gravidez psicológica), hipertrofia mamária felina e estro persistente (cio);
- Prevenção de distúrbios testiculares em machos (neoplasias, orquites (inflamação do testículo), epididimites (inflamação do epidídimo), além de auxiliar no tratamento de doenças andrógeno-dependentes como a hiperplasia prostática benigna, prostatite crônica (inflamação da próstata), adenoma e hérnia perineal;
- Auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia;
- Possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território.