Com 45 casos acumulados neste ano, Descalvado emitiu alerta contra o aumento de infecções de dengue na localidade.
Segundo a Secretaria de Saúde de Descalvado, o município registrou 225 notificações da doença, com dois casos suspeitos com resultados de exame pendente.
Descalvado ainda tem um caso positivo de chikungunya em 2023, com infecção de origem externa. Não há confirmação de infecção de zika ou febre amarela no município.
O chefe do Controle de Vetores, Silvio Donizete Franceschini, pediu apoio da população para combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti. São indicadas limpezas no quintal e nos arredores da casa de materiais inservíveis que possam acumular água.
O município calcula índice Breteau de 4,2 em outubro, mas pode chegar a 10, indicando “iminente epidemia” na cidade, conforme as autoridades sanitárias locais. No verão, as condições favoráveis para a disseminação do mosquito, como tempo quente e chuvoso, podem agravar o problema em Descalvado.
O município ainda informou preocupação com a ocorrência do sorotipo 3 da doença, que pode se manifestar de forma mais intensa os infectados. A baixa imunidade em relação ao tipo pode aumentar o risco de morte, segundo a prefeitura da cidade.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.