Um casal de aposentados do Jardim Ipanema, em São Carlos, viu os custos com medicamentos para diabetes dobrarem após a Prefeitura de São Carlos deixar de fornecer o remédio no posto de saúde.
O casal Adão e Elza Pereira, de 75 e 71 anos, estão desde outubro sem acesso à Gliclazida, fármaco que está em falta na rede pública de saúde.
Os idosos vivem da aposentadoria do INSS e estão desembolsando dinheiro que seria usado na compra de alimentos na aquisição de medicamento de fornecimento obrigatório do SUS. Por mês, o casal consome 150 comprimidos do remédio.
O casal é atendido na UBS Santa Felícia, mas o filho afirma que chegou a procurar o remédio em outros postos de saúde da cidade, sem sucesso. “Disseram que a falta é generalizada”.
A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada para explicar a falta do medicamento na rede municipal. Afirmou, por meio de nota, que o fármaco “está em falta no mercado”. Um novo lote deve “chegar amanhã” ao município.
“Nós encontramos esse remédio em qualquer farmácia, mas o custo é elevado para a gente”, emendou o filho do casal.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.