Moradores de São Carlos (SP) estão reclamando da água de coloração terrosa que está chegando às torneiras. Há relatos de moradores de diversas regiões da cidade sobre o problema. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) afirmou que está analisando o problema.
Uma das reclamações foi da dona de casa Claristeia Nicoletti de Morais da Silva, moradora do Residencial L. Sobrinho. Ela reclama que a água suja apareceu na quinta-feira (18), quando teve uma chuva forte que prejudicou o fornecimento de energia e água na cidade.
“Veio suja, fedendo, (parece) água de moinho e com cheiro de sabão. Tenho um tambor que recolhemos a água e deixamos guardada. Agora não está suja, mas com cheiro forte”, comenta.
Segundo Claristeia, é a terceira vez em que a água chega suja à torneira, mas a última sequer tinha condições de consumo. “Jogamos um monte fora”.
Para poder cozinhar e beber, Claristeia e a família precisaram recorrer a um poço artesiano em uma chácara. Ela, inclusive, relatou que reclamou ao Saae, mas “até agora não resolveram o problema”.
Em vídeo recebido por meio de rede social, internauta mostra como está chegando a água na casa dele (veja vídeo abaixo). Pelas imagens é possível ver que o líquido que sai da torneira tem aspecto sujo, impróprio para o consumo.
Em nota, a Prefeitura afirmou “quando alguma anomalia é encontrada na rede de distribuição, imediatamente ações são realizadas para plena recuperação da qualidade da água distribuída, reafirmando que toda a água tratada, na saída da ETA, está em conformidade com a Portaria de Consolidação nº 5, Anexo XX do Ministério da Saúde”.
O Saae afirmou possuir os seguintes canais de comunicação: www.saaesaocarlos.com.br e o telefone 0800-011-1064, disponibilizando as informações sobre os diversos assuntos de responsabilidade da autarquia.