São Carlos mudou nesta semana as regras da quarentena contra o novo coronavírus. O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reuniu na tarde de quinta-feira (29) para discutir as mudanças propostas pelo Plano São Paulo.
Ficou decidido que de domingo a quinta-feira o horário de atendimento em restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante e lojas de conveniência), conforme decreto municipal anterior a pandemia, continua sendo permitido até 23h. Nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados o funcionamento será permitido até a meia-noite.
Após a meia-noite, as sextas, sábados e vésperas de feriados, esse segmento somente poderá atender os clientes pelo sistema delivery. Pelo sistema drive-thru também está autorizado até 0h.
Eventos que geram aglomerações, como casas noturnas, shows e competições esportivas com público, continuam proibidos.
Comércio, mercados, supermercados (varejistas e atacadista), bem como de atividades ligadas ao setor de serviços, bem como academias, salões de beleza, barbearias, atividades culturais, atividades religiosas, poderão funcionar todos os dias até a meia noite. Farmácias e postos de combustíveis continuam funcionando sem restrição de horário.
No próximo dia 17 de agosto também será revisto o Decreto Nº 157 de 26/03/2021 que dispõe sobre a proibição de forma temporária de locação de áreas de lazer e recreação.
Segundo a Prefeitura, a força-tarefa permanecerá nas ruas realizando a fiscalização e observando o cumprimento de todos os protocolos sanitários como uso de máscaras, uso de álcool em gel 70%, distanciamento social. Aglomeração não será permitida. A capacidade dos locais para o atendimento presencial deve ser respeitada.
Em São Carlos as denúncias de aglomerações devem ser realizadas no telefone 153 da Guarda Municipal.