- Publicidade -
CotidianoEscolas estaduais vão oferecer merenda para alunos a partir de segunda (1º)

Escolas estaduais vão oferecer merenda para alunos a partir de segunda (1º)

Serão priorizados estudantes em situação de vulnerabilidade social e que foram atendidos pelo programa Merenda em Casa; alimentação será em esquema de revezamento

- Publicidade -

Distribuição de merenda em escolas de Ibaté. Foto: Divulgação/Ilustrativa

- Publicidade -

O Governo do Estado de São Paulo anunciou em coletiva nesta quarta-feira (27) que as escolas estaduais vão oferecer merenda aos estudantes a partir de 1º de fevereiro, independente do retorno ou não das aulas presenciais, que retornam dia 8 de fevereiro. 

Conforme já anunciado, as mais de 5 mil unidades escolares já estarão abertas a partir de segunda-feira (1º) para oferecer apoio aos alunos e familiares. Agora, os mais de 770 mil estudantes do Estado que se encontram em situação de vulnerabilidade social também receberão merenda gratuita.  

Segundo o secretário de Educação, Rossieli Soares, o objetivo é garantir a segurança alimentar dos alunos mais vulneráveis atendidos pela rede pública estadual de ensino.  

“Esses alunos serão priorizados e poderão ir as escolas diariamente para ter acesso aos alimentos. Os indicadores tem mostrado constantemente que muitos estudantes das famílias mais pobres se alimentam diariamente apenas com refeição servida na escola. Isso é importante porque, especialmente para as famílias mais vulneráveis, isso terá um grau de importância ainda maior para a segurança alimentar dessas crianças”, disse.
Rossieli ressaltou que, segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), uma a cada cinco famílias brasileiras possuem restrições alimentares ou preocupação com a possibilidade de não ter dinheiro para pagar comida.  

Como vai funcionar
A alimentação deve ser em esquema de revezamento para evitar aglomerações e seguir os protocolos sanitários. De acordo com a secretaria, os alunos serão divididos em grupos que terão horários separados de alimentação.  

- Publicidade -

Os pais e responsáveis que queiram ser atendidos pelo serviço devem manifestar interesse através do portal da Secretaria Escolar Digital (SED) ou na secretaria da escola que atende o aluno.  

O investimento total dessa ação é de R$ 1,1 bilhão, sendo que R$ 900 milhões são provenientes de recursos próprios do governo estadual.  

Volta às aulas
Por conta do avanço da Covid-19, as aulas presenciais que retornariam em 1º de fevereiro, agora vão voltar no dia 8. No entanto, as escolas estarão abertas para apoio a partir da próxima semana.  

Na primeira semana, as unidades escolares devem trabalhar com acolhimento, prática de protocolos e aprendizado de ferramentas tecnológicas.
Além do adiamento das aulas, a secretaria também suspendeu a obrigatoriedade de presença física de 1/3 das aulas presenciais na rede estadual. Medida atende as fases laranja e vermelha do Plano São Paulo.  

Neste primeiro momento, as escolas devem atuar com 35% da capacidade das salas de aula para atividades presenciais.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -