O governador João Doria (PSDB) anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26) a criação de 700 novos leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 em 14 regiões do Estado. (Clique aqui e acompanhe a coletiva)
De acordo com o político, o Estado tomou a decisão de ativar os leitos em decorrência do aumento de casos e atendimentos de pacientes com síndromes gripais.
Serão 266 novos leitos para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outros 434 leitos de enfermaria que devem ser abertos em hospitais estaduais das regiões até 6 de fevereiro, ou seja, em um prazo de 10 dias. O governo também prometeu dar suporte aos municípios com auxílio no financiamento para abertura imediata de leitos.
Segundo Jean Gorinchteyn, secretário estadual de Saúde, hoje a ocupação dos leitos de UTI no Estado é de 68,67%, um total de 3.633 mil pessoas. Nas enfermarias, 7.324 mil pessoas estão internadas, totalizando quase 11 mil pessoas nos hospitais.
“O que nós observamos é um aumento das novas internações, especialmente na última semana. A análise dos últimos 14 dias mostra aumento de 98% das nossas internações, e nas últimas três semanas, 152% de aumento. Exatamente referente a isso e em concomitância ao fato de termos seis departamentos regionais de saúde, que medidas precisaram ser tomadas pelo Governo do Estado de São Paulo”, informou.