O Governo do Estado de São Paulo (SP) anunciou nesta sexta-feira (29) o cancelamento do ponto facultativo no feriado de Carnaval, nos dias 15 e 16 de fevereiro. A medida tem como finalidade conter o avanço da Covid-19.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o governo estadual decidiu pela suspensão do feriado para ajudar a conter a propagação de Covid-19. Nesta semana, diversas regiões registraram piora nos indicadores do Plano São Paulo.
“Toma essa decisão por entender que pela saúde e o mais correto para poder seguir. É um ponto facultativo, portanto o governo tomando essa decisão, as prefeituras também tomam essa prerrogativa”, disse.
Vinholi ressaltou que as prefeituras têm autonomia para tomar a decisão. A Prefeitura de São Carlos (SP) já confirmou que o município também não terá ponto facultativo, decisão que também deve ser seguida pelo poder público de cidades vizinhas.
Plano São Paulo
A coletiva também anunciou regressões de fases para algumas regiões como Ribeirão Preto (SP). No entanto, mesmo com aumento de casos e óbitos, o Departamento Regional de Saúde (DRS III) permaneceu na fase laranja.