- Publicidade -
CotidianoEstudo na UFSCar busca relacionar ciclo menstrual ao desenvolvimento muscular

Estudo na UFSCar busca relacionar ciclo menstrual ao desenvolvimento muscular

Pesquisa convida mulheres jovens de 18 a 35 anos que não praticam atividades físicas até duas vezes por semana

- Publicidade -

Estudo busca relacionar o ciclo menstrual ao desenvolvimento de musculatura durante a malhação. (Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo)

Pesquisa desenvolvida na UFSCar investiga os efeitos das fases do ciclo menstrual no desenvolvimento de musculatura de mulheres praticantes de musculação. O estudo é conduzido pela Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e busca voluntárias jovens.

- Publicidade -

De acordo com a mestranda Nathalia Fernanda Dias, que conduz o estudo, a maior parte dos estudos da área do treinamento de força não inclui mulheres, alegando que as flutuações hormonais podem causar um impacto em seus resultados.

“Aprofundar os estudos neste tema é de suma importância. É preciso entender se, de fato, o ciclo menstrual afeta ou não as respostas adaptativas das mulheres”, explica a pesquisadora sobre a importância do projeto. 

Compreender essa possível influência das flutuações hormonais na hipertrofia muscular das mulheres permitirá que o estudo atual seja base para futuras pesquisas na área de treinamento de força com esse público.

Voluntárias
Para desenvolver o projeto, a pesquisadora convida mulheres com idades entre 18 e 35 anos, que tenham ciclo menstrual regular e que não utilizem métodos contraceptivos com uso de hormônios, como pílula anticoncepcional, anticoncepcional injetável, DIU hormonal e adesivo. As voluntárias também não podem ter distúrbios reprodutivos e/ou endócrinos (endometriose, síndrome do ovário policístico, mioma, hipotireoidismo, hipertireoidismo, diabetes, entre outros) e não devem praticar atividade física mais de duas vezes por semana. 

As participantes realizarão avaliações para mensuração de hormônios, composição corporal e músculo esquelético. Elas também farão um treinamento de força, duas vezes por semana, com supervisão de educador físico no laboratório Musculab da UFSCar. Em casa, as voluntárias farão testes e preencherão recordatórios alimentares e de hidratação. 
 
As interessadas em participar do estudo devem entrar em contato com Nathalia Dias, até 30 de abril, pelo telefone (16) 99138-3620.

- Publicidade -

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -