- Publicidade -
CotidianoFalta de leitos faz pacientes da UTI em São Carlos serem transferidos para outras cidades

Falta de leitos faz pacientes da UTI em São Carlos serem transferidos para outras cidades

Atualmente, o hospital tem 20 leitos de UTI adulto para atender pacientes do SUS de São Carlos e outras cinco cidades vizinhas

- Publicidade -

Falta de leitos faz pacientes da UTI em São Carlos serem transferidos para outras cidades

Uma reportagem exibida pela EPTV Central mostra que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de São Carlos não possui leitos suficientes para atender os pacientes de várias cidades da região. Por isso, muitas vezes pacientes precisam ser transferidos para outras cidades.  

Há dez anos não há aumento de vagas. Atualmente, o hospital tem 20 leitos de UTI adulto para atender pacientes do SUS de São Carlos e outras cinco cidades vizinhas.  

- Publicidade -

A região atendida pela Santa Casa de São Carlos soma 390 mil habitantes. Com base nesse número, o Conselho Federal de Medicina calcula que o ideal, seriam, ao menos, 39 leitos.  

O operador de empilhadeira, Thiago Machado, viveu um drama por causa da falta de vagas antes que o seu pai morresse de pneumonia. Ele precisou de um leito na UTI e, como não havia em São Carlos foi transferido para Porto Ferreira. Com a melhora do quadro, ele poderia ser transferido para São Carlos e o sistema apontava a disponibilidade de um leito, mas quando ambulância chegou ao hospital não havia lugar.  

“Ele teve que ficar no corredor esperando. Chegou por volta de 20h e ficou no corredor até no outro dia, aí ele teve uma piora, precisou entubar e ele não foi para a UTI, foi para a sala vermelha que é uma sala isolada um dia até conseguir ir para a UTI”, contou Machado.  

Uma mulher, que prefere não ser identificada, passou por situação semelhante e perdeu a mãe dia 3 de maio, também com pneumonia. Ela procurou atendimento médico e recebeu a informação que não tinha vaga na UTI da Santa Casa. “Ele falou que não tinha vaga [na Santa Casa], que tinha umas 10 pessoas aguardando vaga na UTI.”  

A mãe dela acabou sendo transferida para o hospital de Itápolis, cidade que fica a mais de 120 quilômetros de São Carlos. “Foi um transtorno, eu não tinha dinheiro, consegui dinheiro com meus vizinhos para ir”, contou. A mãe dela acabou falecendo em Itápolis, longe da família.  

- Publicidade -

Para amenizar o problema, a Santa Casa adaptou duas salas equipadas para estabilizar os sinais vitais de pacientes que precisam de UTI.  

O governo do estado aprovou a criação de mais 10 vagas de UTI. Além de gerarem um custo mensal de R$ 250 mil, para a existência dos novos leitos é preciso equipar uma nova sala, o que custaria R$ 3,5 milhões, que o hospital não dispõe, segundo o superintendente Daniel Bonini. “A gente precisaria deixar Toda a estrutura pronta com todo material necessário, como monitores e camas, para só depois pedir o financiamento do custeio mensal que já está aprovado pelo governo”, afirmou.  

Segundo Bonini, há necessidade de novos leitos é urgente porque a demanda aumentou nos últimos anos com a perda do poder aquisitivo da população o que levou muitas pessoas a deixarem de pagar plano de saúde. “Essa população que na cidade é perto de 20 mil pessoas e demanda atenção que envolve desde as consultas até UTI e cirurgia”, afirmou.  

A Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Araraquara, da qual São Carlos e mais 23 cidades fazem parte, disse que a região conta com 68 leitos de UTI, mas o ideal seria 103.  

A diretoria usa um sistema que ajuda nas transferências de pacientes do SUS.  

O Ministério da Saúde disse que até o momento não recebeu solicitação para habilitar novos leitos de UTI para a Santa Casa de São Carlos ou para os municípios da região.  

Quem tiver interesse em ajudar a Santa Casa no projeto de ampliação de leitos de UTI pode entrar em contato com o hospital pelo telefone (16) 3509-1270.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -