Pelo menos quatro unidades de saúde de São Carlos estão sem atender pacientes pois estão sem médicos. Os profissionais estão em férias e a Secretaria da Saúde não fez a reposição.
Na Unidade Saúde da Família (USF) do Presidente Collor, na região do Aracy, pacientes que vão ao local encontram somente os enfermeiros. A médica que atende no local está em férias até março. A orientação dada aos usuários é que se dirijam a outros postos ou, quando o caso for urgente, buscar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A situação se repete na USFs do São Carlos 8, “José Fernando Petrilli Filho” (Cidade Aracy). Na Água Vermelha, a falta de médico é ainda pior, pois quem precisa tem que deslocar do distrito até a sede do município para receber atendimento. Uma unidade do Cruzeiro do Sul está com apenas uma das duas equipes trabalhando.
Apesar de as férias do funcionalismo ser previamente comunicada e agendada junto à Secretaria Municipal da Saúde, não houve remanejamento a tempo de deixar a população sem atendimento médico. Em resposta, a pasta afirmou que busca profissionais para repor nas unidades de saúde, inclusive com contratação temporária. Há dificuldades, inclusive, na aquisição de mão-de-obra junto à organização social que fornece profissionais à saúde municipal.