São Carlos (SP) entra, a partir desta segunda-feira (8), na fase vermelha do plano de flexibilização econômica do Plano São Paulo. A determinação vale até uma nova reclassificação realizada pelo governo estadual.
Nessa fase, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias podem operar. Comércio, salões de beleza e academias não podem funcionar, assim como bares e restaurantes, que serão permitidos apenas na modalidade delivery ou drive-thru.
Festas e aglomerações em espaços públicos também estão proibidas. O uso de máscara e distanciamento social fazem parte do protocolo sanitário obrigatório que deve ser seguido pelos estabelecimentos e também pela população.
Em caso de descumprimento de regras, os estabelecimentos podem ser orientados, notificados ou autuados, além de terem seu alvará de funcionamento suspenso. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal.
A medida mais restritiva vale até que seja realizada uma nova reclassificação prevista para a próxima semana. Caso o Departamento Regional de Saúde III (DRS 3), que compreende São Carlos e outras 23 cidades, tenha melhora nos indicadores da pandemia, pode haver atualização extraordinária nesta sexta-feira (12).
Veja abaixo o que está autorizado a funcionar na fase vermelha, segundo divulgado pela Prefeitura Municipal de São Carlos: