A Prefeitura de São Carlos vai investir R$ 115,6 mil na reforma de pontos de ônibus em diferentes pontos da cidade. Serão renovadas 145 paradas cobertas em diferentes bairros do município.
Licitação aberta pela Prefeitura prevê o recebimento de propostas de empresas interessadas até a quarta-feira (28). Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Antônio Clóvis Pinto Ferraz, o Coca Ferraz, a renovação das paradas deve beneficiar, sobretudo, a população de menor renda.
A pasta levantou 230 pontos que necessitam de reparos, mas, por questões orçamentárias, elencou 145 para compor o primeiro lote de reformas. Na sequência, o restante do mobiliário será renovado.
“Vamos ver se conseguimos alocar um pouco mais de recurso porque é um trabalho grande que vai beneficiar muito o transporte coletivo e a população de menor renda que é a maior usuária do sistema”, comenta.
A falta de cobertura e mobília envelhecida em alguns locais gera desconforto para a população que usa o sistema público de transporte coletivo. Para a doméstica Erlande de Souza Jesus, de 35 anos, os pontos precisam melhorar muito. “Precisa ter uma cobertura, pois tem lugar que tem um pau em pé e a pessoa precisa esperar na chuva, no sol e vento”.
A dona de casa Maria Luzia Fernandes, de 62 anos, observa que os melhores pontos de ônibus ficam no centro da cidade, onde são mais novos. “Os outros só Deus na causa. Nos bairros que tenho passado estão com os ônibus todos arregaçados. Têm bancos quebrados, cobertas delaminadas, que apodrecem e caem”.
Segundo o secretário, há o plano de ampliar o mobiliário urbano com a instalação de novos pontos com cobertura. Esse projeto está atrelado a um de exploração de publicidade nestes locais com edital previsto para maio. A ideia é colocar a iniciativa privada para fazer a manutenção e até instalar novos equipamentos em troca da receita com propagandas.
“É uma forma interessante, pois dá oportunidade das empresas locais da cidade, sobretudo as maiores, de fazer a publicidade ao mesmo tempo de trazer um benefício para a população, que são novos pontos de ônibus”, explica.