- Publicidade -
CotidianoGestante morre um dia após ser liberada da Santa Casa; bebê não resistiu

Gestante morre um dia após ser liberada da Santa Casa; bebê não resistiu

Maria Janikelli, de 23 anos, procurou hospital com dores; Santa Casa diz que paciente foi liberada, pois não havia indicação clínica para outros procedimentos

- Publicidade -

Jovem de 23 anos de Pirassununga é liberada de hospital e morre no dia seguinte. Foto: Arquivo Pessoal
Jovem de 23 anos de Pirassununga é liberada de hospital e morre no dia seguinte. Foto: Arquivo Pessoal

Uma gestante de 23 anos morreu, na terça-feira (8), menos de um dia após procurar atendimento médico na Santa Casa de Pirassununga (SP) e ser liberada, mesmo com dores. O bebê de Maria Janikelli Barbosa Lucino não resistiu e também morreu. A família aponta em negligência. 

- Publicidade -

O caso foi registrado na delegacia da cidade e será investigado pela Polícia Civil, que já requisitou o prontuário médico da gestante ao hospital. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Limeira para exames necroscópicos. 

“É claro que foi negligência. Nem um animal tem que ser tratado dessa forma. Ela estava com dor, deram um remédio e mandaram para casa, eu ainda pedi para deixarem ela no soro e me falaram ‘já pensou se tiver que internar toda mulher que chega aqui com dor?'”, desabafou a sogra da gestante, Ivani Ribeiro, ao g1. 

A mulher contou que Maria Janikelli Barbosa Lucino estava grávida de 39 semanas. No domingo (6), quando a gestante sentiu dores, a família procurou atendimento médico por volta de 21h14, mas ela foi mandada para casa. “Deram um remédio e mandaram de volta. Marcaram uma consulta para o dia seguinte. Ela estava com a bolsa da maternidade dela pronta”, disse. 

Na segunda-feira (7), ao retornar do trabalho, o filho de Ivani e marido da gestante, encontrou a esposa em estado convulsivo, com o bebê já fora da barriga, sem vida. 

A gestante foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e chegou as 18h57 na Santa Casa. Ela sofreu três paradas cardíacas e não resistiu, morrendo na terça-feira (8), por volta de 7h. O corpo de Maria foi liberado nesta quarta-feira (9) e será enterrado em Fortaleza (CE).  

- Publicidade -

Santa Casa de Pirassununga. Foto: Ely Venâncio/EPTV
Santa Casa de Pirassununga. Foto: Ely Venâncio/EPTV

O que diz o hospital  
Procurada, a Santa Casa informou que no domingo (6), a gestante foi atendida pela equipe de ginecologia e, não havendo indicação clínica para outros procedimentos e, como a paciente tinha consulta de pré-natal agendada para a manhã do dia seguinte, ela foi liberada.

De acordo com o hospital, a paciente não compareceu à consulta e deu entrada no setor de urgência no fim do dia em estado crítico de saúde. A Santa Casa informou que o “quadro de saúde da criança tornou-se irreversível, tendo nascida natimorto”. 

*Com informações de Ana Marin, do g1 São Carlos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -