O Ginásio de Esportes José Favoretto, no Jardim Pacaembu, em São Carlos, virou um lar temporário para pessoas em situação de rua durante essa nova onda de frio. O acolhimento e alimentação estão sendo feitos por voluntários da Paróquia São Francisco de Assis.
O espaço, cedido pela prefeitura, tem capacidade para receber 60 pessoas, e atualmente tem acolhido cerca de 30.
Diferente de outros abrigos na cidade, como na Casa de Passagem, as pessoas podem utilizar o espaço 24 horas por dia, e também podem levar os animais de rua.
VEJA TAMBÉM
Gelada, São Carlos amanhece coberta por neblina; veja previsão do fim de semana
Defesa Civil alerta para frio “congelante” na região de São Carlos nos próximos dias
Toda a refeição é feita na igreja, onde cerca de 40 voluntários trabalham no acolhimento dos moradores, e nestas épocas mais geladas do ano, eles fazem uma busca ativa, circulando pelas ruas da cidade para identificar quem precisa de ajuda.
COMO AJUDAR?
Quem tiver interesse em doar para ajudar no trabalho dos voluntários e proporcionar um pouco de dignidade a quem está em situação de vulnerabilidade, o espaço está aceitando roupas, principalmente masculinas, cobertores, toalhas e alimentos não perecíveis.
As doações podem ser entregues na sede da Paróquia São Francisco de Assis, que fica na Rua Ceará, 480, ou no próprio ginásio, que fica na Rua Bahia, 740, ambos no mesmo bairro. O atendimento é 24h.
Caso a população veja alguém em situação de vulnerabilidade e que precise de abrigo, a orientação é acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153. Segundo o IBGE, no ano passado a cidade contabilizava quase 300 pessoas em situação de rua.
CAMPANHA DO AGASALHO
Alguns espaços da cidade também são pontos de arrecadação de agasalhos, que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade no município. Os espaços funcionam de segunda a sexta, em horário comercial. Confira os locais abaixo:
- Paço Municipal – Rua Episcopal, 1.575, Centro;
- Fundo Social de Solidariedade – Rua Francisco Maricondi, 375, Vila Marina;
- Casa Amarela (FSS no distrito de Santa Eudóxia) – Avenida Cel. Joaquim Cintra, 25;
- Câmara Municipal – Rua 7 de Setembro, 2.078;
- Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Avenida São Carlos, 1.800, Centro;
- Tiro de Guerra – Rua Tiradentes, 6592, Jardim Macarengo.
LEIA MAIS
Terremoto no Brasil: Saiba qual é o maior abalo sísmico da história