- Publicidade -
CotidianoGoverno de SP suspende fase vermelha aos finais de semana e período noturno

Governo de SP suspende fase vermelha aos finais de semana e período noturno

Com decisão, São Carlos (SP) deve continuar seguindo determinações da fase laranja; nova reclassificação é nesta sexta-feira (5)

- Publicidade -

Governador João Doria. (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

- Publicidade -

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (3) a revogação do decreto que coloca todo o estado na fase vermelha do plano de flexibilização aos finais de semana e das 20h às 6h em dias úteis. Com isso, cidades pode atuar conforme sua classificação do Plano São Paulo. 

Pelo primeiro anúncio que entrou em vigor em 25 de janeiro, a medida permaneceria até 7 de fevereiro. No entanto, em coletiva de imprensa na segunda-feira (1º), o governador João Doria informou que faria mudanças no Plano São Paulo.  

A gestão Doria alega que as medidas já provocaram melhora nos indicadores de saúde e que, por isso, foram canceladas antes do prazo inicial previsto.

“Tivemos felizmente queda em internações em todo o estado de São Paulo, tanto em leitos primários quanto em leitos de terapia intensiva (UTI), o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana em todo o estado. Tivemos uma diminuição de 11% no número de internações por Covid-19 nos leitos públicos e privados e o governo entende que podemos permitir que as atividades de fim de semana sejam retomadas”, afirmou o governador João Doria.

Por conta desta determinação, então, São Carlos (SP) deve continuar seguindo as determinações da fase laranja do plano de flexibilização, que amplia o atendimento de serviços considerados não essenciais e libera atividades culturais no município, assim como funcionamento de teatro e cinema.  

- Publicidade -

A venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência continua sendo permitida entre 6h e 20h, assim como o atendimento presencial. Após esse horário, restaurantes e bares devem atender via delivery ou drive-thru.

Uma nova reclassificação do Plano São Paulo deverá ser divulgada pela gestão Doria nesta sexta-feira (5), com vigência a partir da próxima segunda (8). De acordo com a classificação atual, 82% da população do estado está na fase laranja, e 18% na etapa vermelha. A mudança de fase na cidade depende de indicadores da Covid-19 em outros 23 municípios compreendidos pelo Departamento Regional de Saúde III (DRS III – Araraquara).  

Plano São Paulo
O primeiro final de semana em que todo o estado ficou na fase vermelha da proposta foi marcado em São Carlos (SP) por aglomerações de torcedores do Palmeiras em comemoração ao título da Libertadores. 

Nesta fase, só estão autorizados serviços essenciais, como padarias, mercados e farmácias. Já bares, restaurantes e comércio não podem funcionar. As aglomerações também ficam proibidas.  

Com a regressão para a fase laranja, a cidade teve alterações no horário do comércio e do shopping. Mesmo que o atendimento presencial esteja liberado para restaurantes, os bares devem permanecer fechados.

Covid-19
De acordo com a Fundação Seade, o DRS III contabiliza 24.102 casos de Covid-19, sendo 376,3 casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes e 549 óbitos, sendo 6,3 casos por 100 mil habitantes.

Em relação às internações, a região contabiliza 56,6 internações por 100 mil habitantes, com ocupação de leitos de enfermaria em 47,1% e UTI em 74,4%. Atualmente, a DRS III tem 13,7 leitos de UTI Covid por 199 mil habitantes.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -