Um grupo de 23 turistas de São José do Rio Pardo, na região central, pediu ajuda do governo brasileiro para retornar de Israel ao país. Eles foram conhecer cidades sagradas na Palestina e em Israel.
Esse trabalho de repatriação está sendo organizado pelo Ministério das Relações Exteriores. Até agora, cerca de 1,7 mil pessoas pediram apoio para o retorno e os turistas da região já preencheram o formulário exigido pelo governo brasileiro.
A EPTV, afiliada da TV Globo, pediu uma posição ao Itamaraty sobre a data de retorno do grupo, mas ainda não teve resposta.
VIAGEM RELIGIOSA E CANCELAMENTO
Os turistas embarcaram para uma viagem de 17 dias pela Palestina e Israel e, até a segunda-feira (9), o voo comercial para voltar ao Brasil estava confirmado, mas foi cancelado na manhã de terça (10). Agora, dependem da ação de repatriação.
O primeiro voo com 211 brasileiros resgatados pela FAB (Força Aérea Brasileira) nas áreas de conflito decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv na terça e pousou durante a madrugada desta quarta-feira (11), na base aérea de Brasília.
Segundo o Itamaraty, estão previstos mais cinco voos até o próximo sábado (14). A prioridade é para brasileiros que moram no Brasil e que ficaram sem passagem de volta por causa do estado de guerra na região.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv tem organizado grupos de brasileiros por critérios de prioridade – residentes no Brasil e, dentre estes, pessoas com deficiência, idosos, grávidas e grupos com menores de idade – para embarque nos voos da FAB previstos para serem realizados entre hoje e o próximo domingo.
Além de organizar o embarque, a embaixada realiza o transporte desses passageiros desde Jerusalém e de Tel Aviv ao aeroporto Ben-Gurion. Quando necessário, é providenciada documentação de viagem, além de registro consular de nascimento aos filhos de brasileiros nascidos no exterior que ainda não tenham sido registrados.
CONTATOS PARA BRASILEIROS
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site um formulário para inscrição de brasileiros interessados nos voos de repatriação.
No caso dos brasileiros em territórios palestinos, ainda não há voos organizados em razão das dificuldades logísticas e de segurança.
O ministério mantém contatos de emergência, no entanto, com o aplicativo WhatsApp instalado:
- Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
- Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
- Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610