O helicóptero Águia 16, da Polícia Militar, pousou na Praça Coronel Salles, no Centro de São Carlos na tarde desta terça-feira (27). A parada incomum do aparelho chamou a atenção de moradores que passavam pelo local, de funcionários de prédios do entorno e de alunos da Escola Estadual “Cel. Paulino Carlos”.
O pouso do helicóptero, que se juntou a dezenas de veículos das polícias Militar e Civil, faz parte da Operação Matricial, que percorrerá os principais bairros de São Carlos.
VEJA TAMBÉM
Indicadores criminais apresentam redução em São Carlos, segundo a SSP
Número de prisões em flagrante cresce 11,7% em São Carlos
De acordo com o tenente-coronel Mussolini, comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar, a operação objetiva a prender criminosos que agem na cidade. São empregados 120 homens, 15 viaturas, aeronave e cães. Militares da Força Tática e do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) participam da ação.
“Nosso intuito é retirar marginais que estão à solta, drogas e também armas que estão nas mãos das pessoas que pretendem fazer algum mal à sociedade”, explicou.
Com a vinda de contingente de outros batalhões, o policiamento rotineiro nas localidades abrangidas pelo 38º Batalhão da PM segue normalmente, garante o comandante.
Apesar do grande contingente de policiais na praça do Centro, o que mais chamou a atenção de quem passou pelo local foi o helicóptero Águia. Policiais usarão o meio aéreo para como apoio à operação.
“O apoio aéreo localiza marginais em fuga, veículos abandonados em mata que são suspeitos ou oriundos de crimes e ajudam a polícia a retirar meliantes mesmo lá de cima.
Segundo o comandante do batalhão, a operação deve seguir até a meia-noite. Para as próximas horas são esperados balanços das ações conjuntas.
INDICADORES CRIMINAIS
A operação da PM ocorre após São Carlos registrar aumento de alguns indicadores criminais no mês de maio, mesmo que o balanço do ano seja de redução.
Relatório mensal da Secretaria de Segurança Pública revela que as forças prenderam e apreenderam mais neste ano do que na comparação com 2022. Foi anotada, ainda, alta na criminalidade envolvendo o tráfico de drogas.
LEIA MAIS
Bolsonaro pode ficar inelegível? Veja a ordem dos votos