A casa de frios interditada nesta sexta-feira (2), em São Carlos, já havia sido alvo de fiscalização da Vigilância Sanitária. Na ocasião, foram constatadas irregularidades e mais de 2,5 toneladas de alimentos foram apreendidos.
Segundo a gestão municipal, a Frios Estrela era alvo de reclamações desde agosto do ano passado. Na ocasião, a vigilância encontrou “série de irregularidades, do ponto de vista sanitário, que poderiam colocar em risco a saúde dos consumidores”.
Naquela época, a fiscalização também encontrara produtos em armazenamento irregular e até com validade vencida, “contrariando as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”.
“Desde então o estabelecimento continuou sendo monitorado para cumprimento das adequações, mas foram recebidas três novas reclamações, o que gerou, em dezembro de 2023, nova apreensão de produtos, sendo novamente descartados 100 kg no Aterro Sanitário”.
Fechamento nesta semana
A Vigilância Sanitária afirmou que, durante fiscalização na última quarta-feira (31), novas irregularidades foram identificadas.
“Como aparentemente o local não apresentava melhoria, a interdição seria a alternativa a ser adotada, pois foram realizadas diversas intervenções no local, ao longo de quase 6 meses”, afirmou.
Higiene precária
A Prefeitura informou, ainda, que para “evitar algum malefício”, agiu de “forma preventiva” e interditou o local nesta sexta-feira.
O órgão prosseguiu dizendo que as condições de “higiene precária são na área de armazenamento dos produtos, na área de estoque e não na área de vendas onde o consumidor tem acesso”.
Os processos estão em andamento, com prazo de defesa para a empresa. A multa pode chegar a R$ 20 mil.
“Reconhecida pela qualidade”, diz empresa
Em nota, a Frios Estrela afirmou que recebe fiscalizações de forma constante, “sempre constatando a qualidade de nossas instalações, limpeza, produtos adequados e total cumprimento às regras sanitárias”
A rede afirmou que “após denúncia, foram encontrados e identificamos produtos vencidos/inservíveis destinados ao descarte em nosso depósito” e que os produtos encontrados pela Vigilância Sanitária “já estavam separados para descarte”.
Confira a nota na íntegra:
“A Frios Estrela é uma empresa referência no comércio de frios na cidade de São Carlos e em outras cidades do estado de São Paulo há vários anos, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos e excelência no atendimento aos clientes.
A empresa, de forma constante, recebe fiscalizações, auditorias técnicas e visitas de fabricantes, sempre constatando a qualidade de nossas instalações, limpeza, produtos adequados e total cumprimento às regras sanitárias.
Dedicamos toda nossa energia para adequação e adaptação de nossas instalações e estrutura a todas as normas governamentais estabelecidas pelos diversos departamentos da administração pública.
Sempre transparente, a empresa vem a público informar que, após denúncia, foram encontrados e identificamos produtos vencidos/inservíveis destinados ao descarte em nosso depósito.
Como rotina, diariamente procedemos análise de nossos produtos e datas de validades, descartando imediatamente esses produtos.
Referidos produtos já estavam separados para descarte. Contudo, mesmo após demonstrar que os produtos não estavam à venda, a loja foi fechada.
Lamentamos profundamente o ocorrido e asseguramos que prezamos pela qualidade dos nossos produtos. Tomamos e tomaremos todas as medidas, de forma imediata, para corrigir a situação e reforçamos nosso compromisso com a excelência”.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.