O Hospital Universitário da UFSCar, em São Carlos, alerta pais de bebês pequenos da ocorrência de vírus respiratórios que causam bronquiolite nestes meses de inverno.
Dados do hospital mostram que, em 2024, foram registradas 46 consultas na urgência e emergência pediátrica relacionadas ao problema de saúde. O HU é referência no atendimento pediátrico de média complexidade no município e recebe pacientes encaminhados por outras unidades de saúde.
A bronquiolite é uma inflação dos bronquíolos e é incidente, principalmente, em bebês com menos de dois anos de vida, quando o sistema imunológico ainda é imaturo. A condição é causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), na maior parte dos casos, mas também pelo adenovírus, parainfluenza, influenza, rinovírus, bocavírus e metapneumovírus.
“Aumentou bastante o número de casos, mas é uma doença relacionada à sazonalidade. Temos atendido muitos casos, não somente em São Carlos. Eu pessoalmente tenho visto em outros hospitais que trabalho, como o HC de Ribeirão Preto, internação de crianças com bronquiolite”, relata o médico pediatra e intensivista pediátrico Marcelo Pane.
O médico afirmou que os casos de bronquiolite tendem a ficar mais grave nas crianças menores em menores de um ano. “A bronquiolite é, até por definição, o primeiro episódio de quadro respiratório pulmonar em crianças menores de dois anos”.
Como evitar?
Para evitar a transmissão dos vírus respiratórios aos pequenos, o importante é evitar o contato dos bebês com pessoas que estão tossindo ou estão com outros sintomas gripais.
E para evitar a circulação de vírus respiratório, a indicação é usar máscara, além de manter o distanciamento, medidas que remetem à pandemia, mas que são extremamente úteis atualmente.
Quem puder e ter a indicação, deve manter a vacinação em dia, seja de gripe ou de Covid. O próprio vírus sincicial respiratório tem vacina disponível, mas somente na rede privada e com indicação para idosos e gestantes – que conferem proteção aos nascidos até o sexto mês de vida.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.