- Publicidade -
CotidianoHU-UFSCar capacita médicos da rede pública de São Carlos

HU-UFSCar capacita médicos da rede pública de São Carlos

Ação é fruto da articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Universitário; objetivo é capacitar profissionais que atuam em unidades de pronto atendimento

- Publicidade -

Atividade prática realizada durante a capacitação. Foto: HU-UFSCar

O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) está promovendo capacitações para médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município e médicos residentes.

As atividades são realizadas em encontros presenciais na Unidade de Simulação em Saúde (USS), que fica na área Norte do Campus São Carlos, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados em virtude da pandemia de Covid-19.

- Publicidade -

As capacitações “Atuação médica na parada cardiorrespiratória” e “Acesso a vias aéreas superiores (intubação)” foram realizadas em cinco encontros com 33 médicos que atuam nas UPAs da cidade. Nas próximas duas semanas, outra turma de profissionais médicos e residentes participa de capacitações com a temática “Parada cardiorrespiratória e ventilação pulmonar”.

As capacitações consistem em aulas expositivas e práticas simuladas em manequins, orientadas por Paulo Ramacciotti, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de pós-graduação do HU, e Paulo de Oliveira Vasconcelos Filho, docente do Departamento de Medicina da UFSCar. A organização e realização das atividades também contam com o apoio de Rafael Luporini, docente do DMed e coordenador da USS, e a colaboração de Flávia Cassemiro, técnica de Enfermagem da Unidade.

“O objetivo é apoiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Carlos na capacitação dos profissionais médicos que atuam nas unidades de pronto atendimento da cidade. Trata-se de uma ação importante que mostra a articulação entre SMS e a UFSCar”, disse Thiago Russo, gerente de Ensino e Pesquisa do HU e docente do Departamento de Fisioterapia da UFSCar. 

Veja mais notícias de São Carlos e região clicando aqui

Para Amanda Tobal Verro, médica de uma UPA de São Carlos que participou da primeira turma dessas capacitações, o curso é de extrema excelência e traz conteúdo teórico e prático que não se recebe no cotidiano.

“As aulas práticas tiveram conteúdo muito atualizado, tanto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, quanto de sites internacionais que fornecem o conteúdo mais novo que existe”, comentou.

- Publicidade -

Além das novidades, a médica ressaltou a oportunidade de colocar em prática as técnicas de intubação e acessos centrais dos pacientes e também destacou a qualidade do material disponibilizado no curso.

De acordo com Russo, novas capacitações serão oferecidas para atender outras demandas da SMS de São Carlos e também para outros grupos de profissionais, como os enfermeiros.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -