- Publicidade -
CotidianoICMC participa de mesa redonda sobre inteligência artificial no Brasil

ICMC participa de mesa redonda sobre inteligência artificial no Brasil

Encontro acontece nesta quinta-feira (24), a partir das 17h, e vai reunir coordenadores de novos centros de pesquisa

- Publicidade -

Smart Cities, as cidades inteligentes do futuro. Foto: Divulgação

A direção do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) de São Carlos (SP) participa, nesta quinta-feira (24), a partir das 17h, uma mesa redonda online sobre os rumos da inteligência artificial no país. 

O encontro promovido pelo Centro de Inteligência Artificial (C4AI) vai contar com os coordenadores de seis novos centros de pesquisa que fomentam o desenvolvimento da área no país. 

- Publicidade -

A mesa é aberta a todos os interessados, gratuita, e não demanda inscrições prévias. A transmissão vai acontecer no canal do Centro no Youtube.

Participações
Além do coordenador do C4AI, professor Fábio Cozman, participarão do debate mais seis pesquisadores. Entre eles está o professor André de Carvalho, vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que falará sobre as atividades a serem desenvolvidas no Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA). Coordenada por Carvalho, o objetivo da iniciativa, que terá sede no ICMC, é fomentar o surgimento de cidades inteligentes no Brasil e no exterior, com foco em cinco aspectos: educação, mobilidade, meio ambiente, saúde e cibersegurança. 

O IARA é um dos seis novos centros de inteligência artificial anunciados em maio como resultado de uma chamada lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Comitê Gestor da Internet (GCI.br). Assim como o professor Carvalho, os coordenadores dos demais centros também participarão da mesa redonda. 

Um deles é o professor Virgílio de Almeida, responsável por esta outra proposta aprovada na chamada: o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde), que será sediado no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais. A iniciativa é destinada à prevenção e qualidade de vida; diagnóstico, prognóstico e rastreamento de doenças; medicina terapêutica; gestão de saúde; epidemias e desastres. 

Outro convidado é o professor João Romano, coordenador do Brazilian Institute of Data Science (BIOS), que terá sede na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp. Nesse caso, o foco será nas áreas de diagnósticos médicos voltados à saúde da mulher e agricultura de precisão, otimização do uso de recursos agrícolas, entre outras. 

- Publicidade -

Também participará da iniciativa o professor Antônio José da Silva Neto, do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para a Indústria, que será sediado no Senai/Cimatec da Bahia. A meta desse centro é implementar uma plataforma digital aberta de ciência de dados e inteligência artificial para a indústria 4.0. 

A mesa redonda contará ainda com a presença do professor Jefferson de Oliveira Gomes, do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para a Evolução das Indústrias para o Padrão 4.0, que terá sede no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Esse centro terá foco em monitoramento e controle em tempo real, interoperabilidade e integração de cadeias, sistemas autônomos, robótica e máquinas-ferramentas. 

Para completar a lista de convidados, o professor Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti estará presente para explicar como funcionará o Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cereia), que será sediado na Universidade Federal do Ceará. O foco da iniciativa é desenvolver projetos de internet das coisas (IoT), big data e transformação digital, voltados à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -