Fechada por problemas de infraestrutura e escorpiões, o Centro Municipal de Ensino Infantil (Cemei) “Homero Frei”, no Santa Felícia, em São Carlos, reabriu nesta quarta-feira (23), mas a infestação do aracnídeo venenoso continua, segundo pais e responsáveis.
Aberta para as crianças, a escola continua circundada por mato alto. O terreno, segundo funcionários, é de propriedade da Prefeitura.
A unidade escolar passou por desinsetização nos últimos dias, mas a presença de escorpiões-amarelos permanece, de acordo com a doméstica Francisca Flores que tem um filho matriculado no local.
“Diz que fizeram uma dedetização, passaram um negócio que espanta os escorpiões, mas hoje de manhã ainda encontraram nas salas, disse a diretora. São crianças indefesas, não sabem que é um bicho [peçonhento]”, afirma.
Diante do risco, alguns pais decidiram não levar mais os filhos para a creche. É o caso da auxiliar de cozinha, Adriana Aparecida Nunes, de 42 anos. Ela teme que algo mais grave aconteça com a sua filha.
“Hoje de manhã a diretora comentou que na hora que fizeram a vistoria para abrir os portões foi encontrado um escorpião. Minha menina vem hoje, mas a partir de amanhã ela não vem mais enquanto a gente não tiver certeza de que não tem risco, for limpo ao redor. Esse veneno que passaram não mata o escorpião, apenas afasta, mas alguns vão passar ainda mais neste calor”, afirma.
A Secretaria da Educação afirmou em nota que a uma dedetização foi realizada com orientação da equipe de Zoonoses. A limpeza do terreno do entorno da escola passará por limpeza amanhã (24);
Questionada sobre a presença de escorpiões em plena reabertura da escola, a Prefeitura informou que a escola deve acionar a Zoonoses para recolher o animal.