O inverno começa no Brasil nesta quarta-feira (21), exatamente às 11h58, e dura até 23 de setembro. Para julho são esperadas pelo menos duas frentes frias que podem derrubar temperaturas no Estado de São Paulo, mas de forma geral, a previsão é de uma estação “acima da média”, sob efeito do El Niño.
De acordo com a Climatempo, outras frentes frias poderão passar pela costa paulista no próximo mês provocando geadas, mas sem impacto relevante no estado. Os picos de frio que devem ocorrer também em agosto podem ter temperaturas mínimas abaixo de 10ºC.
Na média, as temperaturas devem ficar um pouco acima do normal durante os quase quatro meses. No final do inverno, em setembro, ondas de calor já poderão atingir o Brasil deixando o estado também mais quente do que o normal, informam os meteorologistas.
VEJA TAMBÉM
Clarão misterioso: saiba a origem da luz que surgiu no céu no interior de SP
Outono se despede com 10ºC em São Carlos; temperaturas voltam a subir
“O El Niño vai deixar a atmosfera mais quente no Brasil, e o nosso inverno não será muito frio. Na região de São Carlos, as temperaturas devem ficar um pouco acima da média nos meses de julho, agosto e setembro”, explicou Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo.
Confira a previsão dividida em meses:
- Julho – média das temperaturas dentro a acima da média, com duas frentes frias principais;
- Agosto – média das temperaturas dentro a acima da média na maioria das regiões, com ondas de frio e chuva um pouco acima do normal;
- Setembro – por conta de maior influência do El Niño, norte do estado terá calor acima do normal.
E A CHUVA?
Para o mês de julho, a expectativa é de chuva dentro da normalidade em todo o estado paulista, mas em agosto a situação muda, já que o “mês mais seco do ano no estado” deve ser diferente este ano.
A expectativa, segundo a Climatempo, é de que agosto tenha chuva acima do normal em quase todas as regiões paulistas, por causa da passagem de frentes frias e de fluxos de ar quente e úmido que estarão direcionados para São Paulo – a situação pode, inclusive, provocar temporais.
Setembro também deve terminar com chuva um pouco acima da média na maioria das regiões paulistas.
LEIA MAIS