- Publicidade -
CotidianoJunho Violeta: São Carlos soma 35 casos de violência contra pessoas idosas em 4 meses

Junho Violeta: São Carlos soma 35 casos de violência contra pessoas idosas em 4 meses

De janeiro a maio, cidade também registrou 31 casos de negligência e abandono

- Publicidade -

 

Durante todo o mês, a campanha “Junho Violeta” tem promovido a conscientização da população sobre a importância do combate à violência cometida contra pessoas idosas. De janeiro a maio deste ano, São Carlos somou 31 casos de negligência e abandono e mais 35 casos de violência contra a pessoa idosa.

- Publicidade -

Os dados são do Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) e do Disque 100. Entre os índices de violência, há 23 casos de violência intrafamiliar – física, psicológica e sexual -, nove de violência patrimonial e três de violência institucional.

VEJA TAMBÉM

São Carlos tem áreas de risco para febre maculosa? Entenda a situação na cidade

Em nova audiência pública sobre a saúde, Câmara de São Carlos debaterá regulação Cross

Na cidade, a assistência desta população é feita pelos Centros de Convivência, Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas. Os espaços fornecem atividades físicas e mentais que auxiliam os idosos no empoderamento, cuidado e fortalecimento de vínculo.

- Publicidade -

“Recentemente, criamos a Seção de Políticas para a Pessoa Idosa em nosso organograma, visando o fortalecimento das políticas públicas que o município realiza de forma intersetorial tendo em vista o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa”, explicou Rodolfo Ometo, secretário de Cidadania e Assistência Social.

CONTEXTO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), caracterizam-se como violência contra o idoso as ações que prejudicam a integridade física e emocional desta população, impedindo ou anulando seu papel social. Abandono e negligência estão entre os tipos de violência mais comuns.

No Estado de São Paulo, segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, no primeiro quadrimestre deste ano foram registradas 13.624 denúncias e 103 mil violações referentes às pessoas idosas. A maioria delas, cerca de 67%, contra o gênero feminino.

CONFIRA OS NÚMEROS POR FAIXA ETÁRIA:

  • 60 a 64 anos – 2.032 denúncias e 14.755 violações
  • 65 a 69 anos – 2.087denúncias e 15.646 violações
  • 70 a 74 anos – 2.479 denúncias e 18.711 violações
  • 75 a 79 anos – 2.042 denúncias e 15.359 violações
  • 80 a 84 anos – 2.204 denúncias e 17.565 violações
  • 85 a 89 anos – 1.345 denúncias e 10.352 violações
  • Acima de 90 anos – 995 denúncias e 7.361 violações
  • Idosos com idade não informada – 440 denúncias e 3.331 violações
Painel de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

COMO DENUNCIAR 

Em caso de suspeita de violência contra a pessoa idosa, o Ministério dos Direitos Humanos disponibiliza o Disque 100, serviço coordenado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) e que é gratuito, sigiloso e opera 24h por dia. Além de ligação gratuita, os serviços também estão disponíveis pelo site da Ouvidoria.

Já para os casos de violência flagrante contra o idoso, o munícipe deve buscar as delegacias e a Polícia Militar, por meio do telefone 190, para realizar a denúncia.

LEIA MAIS

Saiba se existe vacina contra a febre maculosa

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -