O lobo-guará resgatado em São Carlos (SP) em dezembro do ano passado se recupera no Parque Ecológico e logo retornará à natureza. O animal será monitorado via GPS por meio de um colar especial.
Segundo o diretor do Parque Ecológico de São Carlos, Fernando Magnani, o colar será cedido pela Associação Mata Ciliar, entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações para a conservação da biodiversidade.
“Ela vai ceder esse colar que captura o deslocamento dele durante algum tempo e nos dá a possibilidade de saber por onde o animal está circulando. Até prever, inclusive, eventuais riscos que possam ocorrer”, disse.
O animal, que chegou ao parque bastante debilitado, recebe os cuidados adequados e já está mais forte. “Quando ele foi capturado, estava absolutamente sem pelos, mais magro do que o normal e também com uma calosidade na pata dianteira, o que dificultava a caminhada. Estão sendo feitos exames complementares, ele está tomando medicação porque apareceram alguns parasitas, mas nada grave”, explicou Magnani.
Captura
Em dezembro, uma força tarefa que reuniu representantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), ONG Mata Ciliar e prefeitura foi organizada para tentar encontrar o lobo-guará.
O animal foi visto andando pela UFSCar, condomínios e residenciais localizados às margens da Rodovia Engenheiro Thales Lorena de Peixoto Júnior (SP-318), que liga São Carlos a Ribeirão Preto.
De acordo com Magnani, um funcionário da Embrapa informou o trajeto do lobo. Houve uma tentativa de capturá-lo, mas não deu certo. Um dia depois foi montada uma isca com frango e sardinha, o lobo apareceu e foi capturado.