Mais um laudo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) apontou que a água da Represa do Broa, em Itirapina (SP), continua imprópria para banho. A informação é da Prefeitura Municipal.
De acordo com a administração, o laudo saiu na sexta-feira (8), mas não deve impactar no funcionamento do balneário. As placas e faixas com orientações sobre a balneabilidade devem continuar nos locais.
Para a organização do feriado prolongado, a força-tarefa continua sendo feita na região. A Polícia Militar orienta o trânsito e a Vigilância Sanitária e a Defesa Civil orientam sobre a água.
A entrada está autorizada para todos os turistas mediante pagamento de uma taxa específica para cada tipo de veículo. Veja os valores clicando aqui.
Entenda
O primeiro laudo foi divulgado no dia 2 de outubro, um dia após a reabertura do espaço para banhistas. Na ocasião, o órgão informou que a análise das amostras detectou elevado número de células de cianobactérias, com a presença de gêneros que são potenciais produtores de toxinas.
Mesmo com o problema, a prefeitura decidiu reabrir o balneário, que estava com a orla fechada desde o início do ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente foram instalados banheiros químicos e haverá salva-vidas para alertar os frequentadores sobre o risco do contato com a água, além de uma faixa na portaria para orientar o turista.