Um motorista foi autuado em R$ 18,5 mil por crime ambiental ao ser flagrado transportando aves na noite de sexta-feira (29), na Rodovia Washington Luís (SP-310), em Itirapina. A ação fez parte da Operação Impacto, da Polícia Ambiental.
O motorista foi abordado em uma caminhonete Nissan Frontier na praça de pedágio, no quilômetro 216, e durante busca veicular foram localizados no assoalho do banco traseiro uma gaiola com quatro canários da terra e uma caixa de papelão com um pássaro conhecido como rolinha.
Segundo a Polícia Ambiental, os pássaros encontrados são pertencem à fauna silvestre brasileira e nenhum deles tinha anilha identificadora exigida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
VEJA TAMBÉM
Homem é preso após furtar carro e ser abordado pela PM, em São Carlos
Questionado, o motorista disse que os animais foram capturados da fauna por um amigo em Araraquara e que estava transportando para ele até a capital paulista.
O homem foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil de Rio Claro, onde foi autuado por maus-tratos a animais (Artigo 29 da Resolução Sima 05/21) e ter em cativeiro aves silvestre sem autorização (Artigo 25 da Lei 9.605/98).
LEIA MAIS
Simpósio Nacional de Agronegócio discute inovações tecnológicas em Holambra