A Defesa Civil emitiu um alerta para ventos fortes que podem atingir até 90 km/h no estado de São Paulo entre quinta (13) e sexta-feira (14). A situação está sendo provocada pela formação de um ciclone extratropical no sul do país. Os próximos dias também serão de baixas temperaturas com a chegada de uma intensa frente fria.
De acordo com o alerta estadual, há previsão de ventos fortes para toda faixa leste do estado e pontos isolados do interior paulista. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também está em alerta, mas a nível nacional.
Na madrugada de quinta-feira (13), segundo o instituto, o ciclone vai se deslocar em direção ao litoral gaúcho e as fortes rajadas de vento atingirão o sul. Ao longo do dia, ele avança para alto mar e se intensifica sobre o estado paulista e o litoral do Rio de Janeiro.
VEJA TAMBÉM
São Carlos tem o dia mais quente em quase três meses e pode bater novo “recorde”
Calor e tempo seco voltam para interior de SP antes da frente fria; veja a previsão
CONFIRA AS REGIÕES EM ALERTA ESTADUAL:
- Ventos de até 75 km/h – Vale do Paraíba
- Ventos de até 80 km/h – Serra da Mantiqueira; Campinas e Sorocaba;
- Ventos de até 90 km/h – Região Metropolitana de SP, Baixada Santista; Vale do Ribeira, Litoral Norte e Região de Itapeva.
RELAÇÃO COM A FRENTE FRIA
Segundo o Inmet, o ciclone extratropical está associado à frente fria que avança de forma continental pelo país ao longo da quinta-feira, atingindo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, podendo chegar, inclusive, na região amazônica, configurando um novo evento de friagem.
Além da frente fria, uma intensa massa de ar frio vai atingir todo o país amanhã, e com isso, as temperaturas terão queda significativa nas mesmas regiões. Em São Paulo, a previsão indica queda de cerca de 10ºC com relação a médias anteriores, com declínio principalmente na máxima.
O frio intenso deve durar até o final de semana, mais precisamente no sábado (15), quando haverá condições para geada em várias áreas brasileiras, incluindo o sul de São Paulo. No entanto, de acordo com o instituto, a atuação do ar frio será rápida e a partir do período da tarde, as temperaturas entram em gradativa elevação.
LEIA MAIS
Saiba como a inflação negativa aumenta pressão por queda de juros