Um vídeo enviado ao acidade on São Carlos mostra uma mulher sendo resgatada, após ser arrastada pela enchente, na tarde desta quarta-feira (7), na Vila Carmem, em São Carlos.
As imagens mostram uma mulher segurando um guarda-chuva e tentando atravessar a rua, durante o temporal que atingiu a cidade. A força da enxurrada acabou arrastando a mulher para debaixo de uma caminhonete estacionada.
Mulher fica alguns segundos se debatendo tentando sair, mas a força da água não a deixa levantar. Neste momento, um homem, que estava próximo ao local, correu e puxou a mulher, salvando-a.
PERIGO
Em dezembro de 2022, Claudia Maria Guerreiro, de 53 anos, morreu após ser arrastada por uma enxurrada, na Rua Rua Thiago Caruso, no bairro Azulville.
Na ocasião, Claudia travessava a rua no momento da chuva, quando se desequilibrou ao pisar em um buraco e foi arrastada.
ORIENTAÇÃO
Segundo a Defesa Civil, 15 centímetros de água são suficientes para arrastar uma pessoa; no caso de veículos, bastam 30 centímetros.
Por conta disso, o orgão orienta que as pessoas evitem sair de casa durante a chuva mais forte.
- Se for imprescindível andar na água, caminhe por onde há menos movimento e use uma vara, um cabo de vassoura, ou qualquer outra haste rígida para verificar se o solo a sua frente é firme e raso;
- Evite contato com a água da enxurrada, pois o risco de contaminação é alto e você ainda pode se ferir com galhos, escombros e picada de animais.
- Nunca atravesse ruas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo;
- Se estiver em um veículo, procure um local alto e espere o nível da água baixar.