Mais um caso de violência doméstica registrado em São Carlos. Desta vez, uma mulher foi agredida pelo namorado após lhe negar dinheiro. O caso aconteceu na noite de terça-feira (31), na Vila Laura.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que seu namorado lhe pediu dinheiro para comprar drogas, então ela negou e os dois discutiram. Em dado momento, o homem se descontrolou e a agrediu com socos, chutes e tapas.
As agressões foram cessadas após populares interferirem. Ela foi encontrada com lesões no cotovelo e nos dois joelhos, provenientes de uma queda causada pela violência.
O homem de 35 anos negou a prática do crime, mas foi preso em flagrante por violência doméstica, sendo recolhido ao Centro de Triagem sem direito a fiança, para aguardar audiência de custódia. A mulher manifestou interesse em solicitar medidas protetivas contra ele.
Outro caso
Outra ocorrência, desta vez de lesão corporal, foi registrada em Dourado na noite de ontem. Na ocasião, uma vizinha acionou a PM após ouvir gritos e encontrar a vítima, uma idosa de 74 anos, desmaiada no quintal.
Ela foi atendida no hospital de Dourado e encaminhada até a Santa Casa com suspeita de traumatismo craniano. Em seu relato, ela não lembrava o que tinha acontecido, e depois disse que tem problemas com seu irmão e que acredita que ele a agrediu.
Os militares encontraram uma mancha de sangue no quintal, próximo a um ferro chumbado ao chão. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
Como denunciar crimes de violência doméstica
O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.
O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Em São Carlos, os casos de violência também podem ser atendidos pela Delegacia da Mulher, pela Polícia Militar, através do telefone 190, ou pelo 153 Guarda Municipal, que tem a Patrulha Maria da Penha, serviço que também auxilia a Polícia Civil.
Ainda, a vítima pode buscar a Delegacia de Defesa da Mulher, que também registra a ocorrência e orienta sobre os direitos da vítima perante a violência.