A Campanha Novembro Azul encerra neste domingo (26), com um jogo de futebol entre servidores da Câmara e da Prefeitura, vereadores e secretários municipais. O evento será no campo do Colégio Diocesano, a partir das 8 horas, e tem como entrada 1 quilo de alimentos não perecíveis, que irão para o Fundo Social de Solidariedade.
A Saúde também vai disponibilizar profissionais para realizar aferição da pressão arterial, sessões de Auriculoterapia, orientação sobre saúde bucal e câncer de próstata, além de guias para solicitação do exame de PSA, teste de sangue para rastrear câncer de próstata.
Prevenção
Segundo Crislaine Mestre, diretora do DGCA, a intenção é conscientizar os homens da importância de se cuidar, prevenindo o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata.
“Os homens realizam menos consultas médicas, porém, a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens”, ressalta a diretora.
Ela reforça a importância de pacientes irem às unidades de saúde mais próximas de suas residências, onde já possuem cadastro, para fazer o acompanhamento. “Ele deve marcar uma consulta de rotina para poder fazer todos os exames”, finaliza Crislaine Mestre.
As empresas “Cartão de Todos” e “Amor e Saúde” estão contribuindo com a campanha Novembro Azul, inclusive patrocinando os uniformes dos times.
A realização do evento é uma parceria entre o Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA) da Secretaria de Saúde, com a Câmara Municipal. O campo do Colégio Diocesano fica na avenida José Pereira Lopes, 252, Vila Prado.
Sintomas
Ainda não existem exames adequados para o rastreamento do câncer de próstata e a melhor alternativa é manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico.
Alguns sintomas são dificuldade para urinar, necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite), urgência para urinar, dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário, jato urinário fraco, reduzido ou interrompido e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.