O Ministério das Mulheres lançou o ‘Painel Liguel 180’, uma plataforma que reúne informações sobre onde mulheres vítimas de violência devem buscar ajuda nas cidades brasileiras. Na região de São Carlos, 16 locais estão entre os referenciados.
O painel expõe informações de delegacias especializadas, núcleos da mulher nas defensorias públicas, juizados e varas especializadas em violência doméstica e familiar contra a mulher, além de centros de referência e atendimento, casas de acolhimento e patrulhas Maria da Pena.
Em todo o país são cerca de 2.500 pontos. No estado de São Paulo, 351 serviços de atendimento estão cadastrados, e na região de São Carlos, sete cidades oferecem pontos de apoio. São elas:
- Araraquara – Casa Abrigo Alaíde Aparecida Kuranaga, Centro de referência da mulher, DDM e Maternidade Gota de Leite;
- Araras – DDM e unidade de acolhimento Associação Luz da Vida;
- Leme – DDM e unidade de acolhimento Comunidade Vila Melhor-Betel;
- Matão – DDM;
- Pirassununga – DDM;
- Rio Claro – DDM, unidade de acolhimento Lar Espírita Esperidião Prado e Anexo de violência doméstica e familiar contra a mulher;
- São Carlos – DDM, Santa Casa de São Carlos e unidade de acolhimento Casa Abrigo.
De acordo com o painel, o número de serviços de saúde a pessoas em situação de violência é o tipo mais comum no país – 1.049 listados. Depois, seguem as delegacias especializadas (710), e centros de referência ou atendimento (303).
Como utilizar
Para acessar, é necessário apenas que a pessoa acesse o site gov.br/mulheres e clique no banner ‘Painel Ligue 180’. Depois, é só selecionar o estado, a cidade e qual serviço a vítima necessita.
O painel traz o nome do serviço, os telefones disponíveis e os endereços de onde buscá-los. É possível também acessar as informações da rede por meio do Ligue 180 ou via chat no WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.
A plataforma ainda não tem todos os atendimentos referenciados, mas a própria população pode solicitar a inclusão de serviços que cuidam das vítimas de violência através de formulário disponível na aba ‘Sobre o painel’, no site.