O segundo e último dia de aplicação do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi marcado por muitas demonstrações de afeto com os candidatos. Uma delas foi a dos pais Mauro e Franciala de Souza, que foram até a Unicep para levar o filho Renan para prestar a prova.
A mãe comenta que o filho de 17 anos ficou tenso no primeiro dia por conta da redação e pela prova ser muito longa, mas que acima de tudo, estava bem confiante.
Ela disse que no primeiro dia ele também teve a companhia dos pais até o portão da instituição, e mesmo com o calor de 36ºC, fizeram questão de repetir o gesto de carinho e cuidado.
Pelos lados também era fácil sentir a demonstração de carinho de pessoas que se doaram para estar em frente a unidade de aplicação – no espaço havia pessoas distribuindo água, cartazes motivacionais e até abraços de conforto.
“É um gesto que faz a diferença para quem chega ansioso pela prova, que precisa recarregar as energias para um desafio tão grande quanto o Enem. E no primeiro final de semana eles também estavam por aqui”, contou Yasmin dos Santos, de 19 anos.
SEM SHOW DOS ATRASADOS
Diferente da semana passada, ninguém se atrasou e ficou para fora dos portões. O último a passar – também nos últimos segundos – foi um jovem que acabou ainda mais encorajado pela torcida positiva de todos que aguardavam ansiosos pelo fechamento.
Assista ao vídeo do momento do fechamento dos portões:
Enem 2023
O Enem começou a ser aplicado no último domingo (5), quando os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Os exames seguem neste domingo (12) em mais de 1,7 mil municípios de todo o país.
Hoje, deverão ser resolvidas – em cinco horas – 90 questões de matemática e ciências da natureza. A prova começou às 13h30 e termina às 18h30, mas os alunos podem sair a partir das 15h30.
As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Podem ser usadas também para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.