Estudantes de mestrado e doutorado da UFSCar podem se inscrever para a seleção da Bolsa Facilitadores da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
Serão disponibilizadas 500 bolsas, sendo até 350 para doutorandos e até 150 para mestrandos. Do total, 50% será destinado para estudantes de pós-graduação que ingressaram nos Programas da UFSCar por meio de ações afirmativas.
VEJA TAMBÉM
Jovem Aprendiz: 75,8 mil pequenos negócios da região de São Carlos podem aderir
Entulho jogado por vizinhança vira problema no Eduardo Abdelnur, em São Carlos
O valor da bolsa na modalidade mestrado é de R$ 1.800 mensais. Já o valor para doutorandos é R$ 2.640 mensais, sendo ambas financiadas com recursos próprios do Governo do Estado. A Univesp tramita atualmente uma proposta de reajuste para equiparar aos valores pagos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Os pós-graduandos selecionados irão atuar diretamente na plataforma online da Univesp, por 24 meses, como tutores virtuais nos cursos de graduação da universidade, na mesma área de seu mestrado ou doutorado. Os selecionados deverão dedicar oito horas semanais à monitoria e outras quatro horas à “Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância” da Univesp. Ao final do curso e cumpridas todas as exigências, será emitido certificado de especialista.
As bolsas são ofertadas pelo Programa Formação Didático-Pedagógica para Cursos na Modalidade a Distância da Univesp, que tem como objetivo promover o aprendizado dos bolsistas por meio de práticas educativas desenvolvidas em ambiente virtual e a troca de experiências entre estudantes da própria universidade e pós-graduandos da UFSCar, que é a primeira universidade federal a firmar um convênio com a Univesp e oferecer a oportunidade de bolsas para mestrado e doutorado. Até então, a iniciativa era ofertada apenas a universidades públicas estaduais: USP, Unesp e Unicamp.
“Conseguimos cumprir um compromisso de gestão, que era trabalhar para ampliar o número de bolsas na pós-graduação da UFSCar para além do financiamento tradicional pelas agências de fomento conhecidas”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Constante Martins.
Os interessados devem se inscrever até o dia 19 de maio pelo formulário online aqui.
Estudantes regularmente matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu de Mestrado, Mestrado Profissional, Doutorado, Doutorado Profissional e Doutorado Direto da UFSCar podem participar. É preciso apresentar os documentos exigidos no edital e a concordância por escrito do orientador e do coordenador do Programa de Pós-graduação. Os selecionados poderão ter vínculo empregatício com qualquer instituição ou empresa, desde que não sejam ultrapassadas 24 horas de atividades semanais.
As bolsas começam a ser implementadas em agosto e outros editais serão publicados a cada seis meses, até março de 2025, para futuros ingressantes na pós-graduação da UFSCar.
LEIA MAIS
Inflação em abril é de 0,61%, devido a alta de remédios