A Paróquia Santa Isabel, de São Carlos, celebra nesta segunda-feira (4) o dia da padroeira com a tradicional venda de bolos, missas especiais e procissão e bênçãos. Fiéis prepararam cerca de 3 mil pedaços.
A bênção do bolo foi feita logo às 7h30, após a primeira missa do dia. As adesões antecipadas também começaram a ser entregues neste horário, mas ainda há pedaços a R$ 5 a unidade para venda na hora.
A paróquia também tem a Missa das Bênçãos com adoração e bênção com o Santíssimo Sacramento às 15h, procissão às 19h com saída da Praça Padre Faustino e missa solene às 19h30. Em todas as celebrações haverá bênção da água, do sal, das rosas e dos objetos.
LEIA MAIS
São-carlense faz campanha para encontrar doador de medula
SP: Bienal Internacional do Livro volta a ser presencial
A igreja fica na Rua Padre Joaquim Cipriano de Camargo, número 44, na Vila Izabel. O telefone para mais informações é o (16) 3368-3934.
Santa do dia
Isabel nasceu na Espanha, em 1271, filha de Pedro II, rei de Aragão, e criada pelo avô Tiago I, que se converteu logo ao cristianismo e levava uma vida voltada para a fé, dando à futura rainha uma formação no segmento de Cristo.
Era conhecida por ser caridosa, humilde e reconciliadora. Refundou em 1314 o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra e fundou, em 1321, o Hospital de Nossa Senhora dos Inocentes para crianças abandonadas pelas mães.
Casada com Dom Diniz em uma união de muito sofrimento, a igreja católica considera seu cuidado com o marido como uma de suas últimas obras de caridade. Isso porque ele ficou doente em 1324 e foi cuidado por Isabel por um ano, falecendo no ano seguinte.
Com a morte do rei, ela abdicou de seu trono, bens e títulos e em 1335 voltou ao mosteiro, onde ingressou na Ordem Terceira Franciscana. Isabel doou toda a sua fortuna pessoal para suas obras de caridade e viveu o resto da vida em pobreza voluntária, na oração e piedade, atendendo pobres e doentes marginalizados.
A rainha morreu em 4 de julho de 1336, sendo enterrada em Coimbra, numa igreja dedicada a ela. Sua canonização foi feita pelo Papa Urbano VIII em 1665. Santa Isabel foi declarada padroeira de Portugal e recebeu o título de “rainha santa da concórdia e da paz”.
*Com informações da Canção Nova e Arquidiocese de São Paulo.
VEJA TAMBÉM