Nesta quinta-feira (3) a Diocese de São Carlos (SP) celebra o feriado de Corpus Christi com missas especiais, adoração ao Santíssimo Sacramento e arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos.
Neste ano, os fiéis terão a possibilidade de acompanhar a missa de forma presencial, seguindo os protocolos sanitários de combate ao coronavírus presentes no Decreto Diocesano.
Para idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco, a orientação da diocese é para que as celebrações sejam acompanhadas em casa e através das mídias sociais.
Dom Eduardo Malaspina, administrador diocesano, preside a solenidade de Corpus Christi às 10h, na Catedral de São Carlos.
A programação das paróquias e horários de celebrações está listada no site da Diocese de São Carlos, que também oferece orientações para missas presenciais em tempos de pandemia.
– Comércio de São Carlos tem horário especial para o feriado
– Veja o que abre e o que fecha no feriado
Doações
De acordo com o administrador diocesano Dom Eduardo Malaspina, o destino das arrecadações será definido pela própria paróquia. “A campanha propõe um novo momento de demonstrar a união do povo católico”, disse.
Quem tiver interesse em ajudar na campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene, cobertores e agasalhos pode procurar a paróquia mais próxima e depositar suas doações.
Mandamento do amor
De acordo com o Padre Robson Caramano, a festa de Corpus Christi, celebrada na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, é também um momento de celebrar a aliança de Deus com o seu povo através do seu filho Jesus.
“Celebramos hoje Jesus que prepara um lugar para poder passar a Páscoa com seus discípulos, e assim entregar-lhes o mandamento novo, que é o mandamento do amor. É nesse sentido que a gente celebra Corpus Christi como a celebração da Eucaristia, a presença real de Jesus em nosso meio”, disse Padre Robson Caramano.
Para o padre, a Eucaristia é a presença de Deus no meio do seu povo para poder fazer com que a humanidade se lembre de que o amor de Deus está presente.
“A Eucaristia nos ensina a nos comprometermos mais com a vida, uma vez que ao receber a Eucaristia, é o corpo dele no nosso corpo que pede de nós que possamos nos cristificar, e assim podermos nos tornar um outro Cristo para a sociedade de hoje, valorizando, respeitando e amando a todos aqueles que fazem parte de nossa vida”, finalizou o padre.