Pesquisadores da UFSCar buscam mulheres que tenham passado pela experiência do parto há, no máximo, dez meses para responder um questionário on-line.
O objetivo da pesquisa é mapear o índice de mulheres com sintomas de depressão pós-parto. O projeto de iniciação científica é apoiado pela Fapesp e orientado pela professora Sabrina Mazo D’Affonseca.
“É necessário fazer esse mapeamento da depressão pós-parto e trazer esses dados para a sociedade, de modo que alerte as agências de saúde e a população em geral para a gravidade do problema”, afirma Helena de Freitas Rocha e Silva.
LEIA MAIS
Anemia e fraqueza aumentam risco de morte em idosos, diz estudo da UFSCar
“O estudo foca no índice de depressão pós-parto entre mulheres pretas e pardas. Sabe-se que essa população é mais afetada pelo abandono parental, maior pressão social e outras violências. Queremos avaliar como isso afeta a saúde mental dessas mulheres”, complementa.
As interessadas em participar devem responder a um questionário on-line (clique aqui), que tem tempo de duração estimado em 20 minutos. É garantido o sigilo de todas as informações e toda a participação é virtual.
*Com Agência Fapesp.