A Polícia Civil de São Carlos concluiu nesta semana a Operação Pré-Carnaval, que resultou no cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e prisão de suspeitos de envolvimento entre crimes graves como tráfico de drogas, homicídios e roubos.
As operações aconteceram em sete cidades da região que pertencem ao Deinter-3 de Ribeirão Preto. Foram 89 policiais empenhados nas ações policiais, que devem continuar até o fim do período festivo.
Das 37 pessoas presas, nove foram capturadas em flagrante e outras tinham mandados de prisão preventiva e temporária. Na cidade de São Carlos, foram 21 presos. Além das prisões, também foram apreendidos 13 kg de drogas, diversas armas de fogo, munições e uma grande quantia em dinheiro.
Para o delegado João Fernando, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), a operação deve dar andamento nas investigações e reduzir ainda mais os números.
“Alguns cumprimentos de mandados de busca ensejaram na apreensão de documentos e outras provas que vão subsidiar outros inquéritos policiais. Isso significa que ao longo do tempo pode haver muito mais prisões do que as relatadas até agora”, explicou.
Produtividade policial
A região vem de um ano com uma queda expressiva nos índices criminais, após um aumento preocupante da criminalidade em 2022, e ao mesmo tempo, uma elevação no número de produtividade policial, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado).
Para o delegado João Fernando, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), a tendência é aumentar a produtividade e tirar de circulação os indivíduos mais perigosos para diminuir o crime em geral ao longo do tempo.