- Publicidade -
CotidianoPrefeitura de São Carlos deve lançar plano de recuperação do antigo lixão da Fazenda Santa Madalena

Prefeitura de São Carlos deve lançar plano de recuperação do antigo lixão da Fazenda Santa Madalena

Passivo ambiental é tema de contenda judicial do Ministério Público; acordo prevê recuperação completa do local

- Publicidade -

Após ação do Ministério Público, a administração são-carlense irá recuperar área do antigo lixão da Fazenda Santa Madalena. O local é alvo de contenda judicial há anos e um dos maiores passivos ambientais da cidade.

Nesta semana, a administração pública deu novo passo para o que pode ser a resolução do problema. A Câmara Municipal aprovou projeto de lei que autorizava a gestão municipal a remanejar recursos da ordem de R$ 1,4 milhão para pagar as obras de recuperação ambiental.

- Publicidade -

VEJA MAIS
São Carlos realiza plantões de vacinação contra gripe, Covid e meningite neste fim de semana
Rodovias da região de São Carlos têm interdições neste fim de semana; veja os locais afetados

O Ministério Público pede que a Prefeitura realize obras de contenção e manutenção, aterro do lixo e revegetação de capim e mudas nativas para impedir a erosão e assoreamento da área. O órgão ainda quer providências relacionadas aos cursos d’água, medidas para evitar contaminação de águas e ainda o reflorestamento de áreas de proteção.

CONCILIAÇÃO EM MARÇO
O problema foi tema de audiência de conciliação realizado pelo Judiciário entre representantes do Ministério Público e da Prefeitura de São Carlos em março deste ano.

Na ocasião, a juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio, da Vara da Fazenda Pública de São Carlos, determinou prazo de 60 dias para o município iniciar a licitação das medidas remediadoras.

Com o prazo vencido, a gestão municipal buscou anuência do Ministério Público para a prorrogação dos termos acordados, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

- Publicidade -

RECUPERAÇÃO IMINENTE
Após a aprovação da Câmara, com a disponibilização dos recursos, o Meio Ambiente prepara o lançamento da licitação que escolherá a empresa que ficará responsável pelo serviço.

Segundo o secretário Nino Mengatti, o governo tem se esforçado na organização do Orçamento Municipal para comportar o gasto milionário.

“O próximo passo é iniciar a licitação para a contratação. Pelo o que eu sei, o processo deve terminar em 120 dias depois de lançado. Isso indica que ainda neste ano de 2023 teremos esse projeto de recuperação da área contratado”, afirma.

PROBLEMA ANTIGO
O antigo lixão da Fazenda Santa Madalena se tornou ponto de contaminação por ter sido usado como destino inadequado de lixo entre 1975 e 1995. Deste então, se encontra na lista da Cetesb como ponto de contaminação no município.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo informa, em relatório estadual, que a área é contaminada por metais e microbiológicos potencialmente nocivos à saúde. O impacto foi detectado em águas subterrâneas e no subsolo.

A ação do Ministério Público é antiga e atravessa anos entre acordos e desacordos entre município, Judiciário e autoridades ambientais.

 

LEIA MAIS
Presidente Lula diz que pretende zerar desmatamento na Amazônia até 2030

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -