São Carlos registrou dois incêndios em ecopontos em menos de 24 horas, um deles sob suspeita de ter sido proposital. A situação causa preocupação e prejuízos, que segundo o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), ainda serão calculados.
No ecoponto do Jardim Medeiros, a previsão é de que os danos tenham sido maiores, já que o espaço também é mais extenso que a unidade que fica no Vida Nova São Carlos. Ambos tinham grande quantidade de materiais, principalmente móveis.
De acordo com José Augusto Santana, chefe de gabinete da autarquia, na manhã desta quinta-feira (11) equipes farão um mutirão de limpeza na unidade do São Carlos 8 “por precaução” e os prejuízos devem ser calculados nos próximos dias.
A autarquia também informou que o mutirão chegará aos outros ecopontos, mas não informou a data.
Causas dos incêndios
As causas dos incêndios também estão sendo investigadas. Na ocorrência do Jardim Medeiros, uma câmera de segurança flagrou um homem saindo do ecoponto logo após o incêndio, levantando a hipótese de ter sido proposital.
Já no Vida Nova, ainda não se sabe o que aconteceu. “Precisamos apurar se foi furtada a fiação do ecopontos, se as câmeras de monitoramento pegaram alguma coisa para a gente poder dar uma satisfação melhor do que pode ter ocorrido hoje”.
Hoje, a cidade conta com cinco ecopontos em funcionamento nos bairros São Carlos 8, Jd. Paulistano, Cidade Aracy, Vida Nova e Jd. Medeiros. A unidade do Jardim Ipanema foi desativada após um incêndio no ano passado.