A administração municipal de São Carlos regulamentou a lei que permite a instalação de parklets em São Carlos. Os espaços usam vagas de estacionamento junto ao meio-fio para a instalação de micropraças e pontos de convivência para moradores e transeuntes.
O termo de cooperação terá a duração de três anos, com possibilidade de renovação. Caberá aos mantenedores e idealizadores a responsabilidade total, como conservação, limpeza, remoção e melhorias nos parklets.
Os parklets podem ter bancos, mesas, palcos, lixeiras, estacionamento para bicicletas e até wifi. Como a área é de convivência pública, mantenedores não podem exigir consumação ou alguma contrapartida para que as pessoas usem o local, como se fossem extensões de estabelecimentos.
Manual para criação de parkets
A regulamentação foi acompanhada de um manual de instruções para pessoas e empresas interessadas em instalar os parklets.
“A proposta é facilitar o trâmite do projeto e instalação do equipamento, visando propiciar a rápida efetivação e disseminação pela cidade. Acreditamos que as vagas de estar trarão qualidade espacial e ampliarão o convívio em espaços públicos, pois são pequenas intervenções que contribuirão para um espaço público mais saudável”, disse o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Will Marques.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.