Em meio a um aumento significativo de casos de Covid-19, a prefeitura de Ribeirão Bonito (SP) anunciou o início do ano letivo de 2022 para a rede municipal em 1º de fevereiro.
Segundo a prefeitura, as aulas presenciais devem ser retomadas em todas as unidades escolares do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano) e educação infantil (berçário, maternal, etapa 1 e 2).
No entanto, em função da reforma que segue na EMEI Maria Morganti, no Jardim Centenário, os alunos da unidade serão remanejados temporariamente para o prédio localizado na Avenida Afonso Celestino, no Jardim Centenário, que foi adequado para receber aulas neste período.
A medida não vale para os alunos do berçário da unidade, já que não há estrutura para receber as crianças no prédio. A data de retorno para a categoria já com a nova estrutura deve ser divulgada em breve.
Preocupação
Nas redes sociais, munícipes levantaram dúvidas sobre a decisão de retorno em um momento delicado para a cidade de cerca de 13 mil habitantes. Isso porque há nove dias o município registra mais de 200 casos ativos diários de Covid-19.
No comparativo entre boletins do mês de janeiro, os casos começaram a aumentar no dia 9, quando já eram mais de 100 casos ativos. Três dias após, o número subiu para 150, e em 18 de novembro, superou os 200 casos ativos.
Nesta semana, os números diminuíram timidamente. Em 24 de janeiro, foram 183 casos ativos, e em 25 de janeiro, 192. No período entre 3 e 26 de janeiro, foram 611 casos, uma média de 26,5 casos confirmados por dia.
Porém, a prefeitura reforçou que a volta às aulas seguirá todos os protocolos de saúde, incluindo o uso obrigatório de máscaras. Nas escolas estaduais, o ano letivo deve começar no dia 2 de fevereiro, também no mesmo formato.