- Publicidade -
CotidianoRumo entrega obra temporária no Monjolinho; nova ponte ferroviária estará pronta em julho

Rumo entrega obra temporária no Monjolinho; nova ponte ferroviária estará pronta em julho

Com o Monjolinho momentaneamente resolvido pela Rumo, a Prefeitura realiza obras igualmente importantes no Mineirinho, afluente que percorre o Grande Santa Felícia

- Publicidade -

A Rumo Logística finalizou em dezembro as obras do ‘tunnel liner’ no córrego do Monjolinho, em São Carlos, e deve entregar a nova ponte ferroviária sobre o rio em julho deste ano. As informações foram repassadas pela companhia ao acidade on.

O tunnel liner, como o nome sugere, é um túnel construído para possibilitar a passagem das águas fluviais. A obra é importante porque mitiga os efeitos das fortes chuvas sobre a bacia do Monjolinho que frequentemente causavam alagamento na região da Rotatória do Cristo.

- Publicidade -

Segundo a empresa, a travessia subterrânea tem 90 metros de comprimento, 3 de diâmetro e tem reforços de alas de concreto.

No último final de semana, o tunnel liner sofreu o primeiro teste de estresse desde a finalização. O Monjolinho chegou a ficar em níveis próximos da superfície, mas não invadiu a rotatória.

Por ora, a infraestrutura instalada de forma paliativa tem mostrado efeito. A concessionária só iniciou a obra após forte pressão pública advinda de diversos alagamentos na região da rotatória do Cristo. A ‘natureza fez a sua parte’, abrindo à força a passagem sob a linha férrea.

Em paralelo, uma ação civil movida pelo Ministério Público Federal pedia o aumento da vazão do rio sob a linha férrea. Entre idas e vindas, a Justiça Federal deu ganho de causa à Procuradoria Federal, impondo a construção de nova ponte.

Esta nova ponte, que deve resolver o problema da vazão do Monjolinho nas próximas décadas, será uma travessia férrea de 84 metros de estrutura metálica, três vãos e pilares em concreto armado e fundação em estaca raiz.

- Publicidade -

A companhia informou que já foram executadas as estacas de fundação e a fabricação da estrutura metálica da ponte. “Os próximos passos é de execução de pilares (sic) e apoios e a montagem da ponte no local para posterior posicionamento, possibilitando as próximas etapas de escavação, demolição e estabilização”.

Obras no Mineirinho

Com o Monjolinho momentaneamente resolvido pela Rumo, a Prefeitura realiza obras igualmente importantes no Mineirinho, afluente que percorre o Grande Santa Felícia.

O curso d’água transborda em seu deságue no Monjolinho durante fortes chuvas em sua cabeceira, localizada na região oeste da cidade. O problema ocorre por falta de vazão no local.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, a construção da junção dos dois rios está adiantada. No próximo dia 31 deve haver a liberação total do trânsito, com serviços complementares sendo realizados pelas equipes no interior dos córregos. O projeto está orçado em R$ 1,8 milhão.

FIQUE ON!

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -